Conselho adere ao Programa Nacional de Combate à Corrupção do TCU

Proposta adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução da Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o Programa Nacional de Combate à Corrupção, lançado em maio, é voltado a todos os gestores das organizações públicas e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

Desde de setembro, o CREA-RS se uniu a mais de 700 organizações públicas do Rio Grande do Sul na adesão ao Programa, por meio do CIAG- Comitê Interno de Assessoramento da Alta Gestão. “A participação no Programa consiste em oportunidade para aprimorar os mecanismos de controle do CREA-RS e demonstrar à sociedade o compromisso da Gestão do Conselho na prevenção à corrupção”, destaca a presidente do Conselho, Eng. Nanci Walter.

A anuência se dá por meio de por meio de preenchimento de questionário diagnóstico, em uma plataforma de autosserviço on-line contínua, para avaliação da instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, o Conselho teve acesso a um plano de ação específico que apresenta sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.

De acordo com o diagnóstico obtido, o CREA-RS se apresenta nos estágios inicial e básico de controle e prevenção. De acordo com a CIAG, é recomendado que o questionário seja revisado pela Auditoria, Controladoria e Ouvidoria, com a coordenação do Comitê, uma vez que foi respondido sem a participação de todas as áreas envolvidas, o que pode acarretar em respostas não precisas, mas que podem ser alteradas a qualquer momento, e gerado novo relatório.